Câmara de Barueri é a primeira do país a usar energia solar

Sol x

Com sistema de captação ainda em fase de testes, valor da conta de luz da Casa de Leis já caiu 12%.

Implantado há pouco mais de um mês, o sistema de captação de energia solar já produz benefícios à Câmara Municipal de Barueri. Funcionando ainda em caráter experimental, as placas geraram uma economia de 12% no valor da conta de energia da Casa de Leis, a primeira do Brasil a utilizar este tipo de eletricidade renovável.
Fruto de um estudo encomendado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Chico Vilela (PTB), o sistema é composto por 22 placas, capazes de gerar, futuramente, autonomia energética ao prédio.
“A ideia é permitir que a Câmara seja superavitária na produção de energia elétrica. Isso significa dizer que, em vez de comprar, passaremos a vender energia para a concessionária. É algo perfeitamente possível a longo prazo, com a ampliação do sistema”.
Chico Vilela destaca ainda importância da busca por matrizes alternativas na captação de energia. “No momento em que o país discute os riscos de uma crise no setor, procuramos nos antecipar e contribuir de alguma forma”, explicou o presidente. “É um marco para o município e para o Poder Legislativo. Esperamos que um projeto desta grandeza possa servir de inspiração e de modelo para outros órgãos públicos no país”, concluiu o vereador.

 

Fonte: Site da Câmara Municipal de Barueri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *