Assembleia da Bahia vem implantando software livre

Assembleia Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia, buscando introduzir novos conceitos e procurando atingir economia com a aquisição de softwares, vem desenvolvendo um projeto de Software Livre de uma maneira gradual e sem grandes resistências nos setores.

A iniciativa contempla tendência em boa parte da gestão pública de outras países na qual a busca de adoção de sistemas de informática sem propriedade única tem sido uma constante procura. Tanto por questões de segurança, como de redução de independência.

A partir do ano de 2003, a Assembleia baiana começou a utilizar o Open Office 1.1.3 nos gabinetes, inicialmente em apenas uma máquina, o pacote convivia com a suíte Microsoft Office. A partir do ano de 2005, todos os gabinetes e, gradativamente, os setores administrativos da Casa passaram a utilizar apenas o Open Office 2.0, até serem totalmente substituídos.

Junto com a instalação do programa, foram implementados treinamentos para o Writer, Calc e Impress.

Estes treinamentos foram coordenados pela Sup. de RH, os instrutores são funcionários da Dir. de Tecnologia da Informação e todo o material e conteúdo do curso é definido buscando atender ao público alvo e suas necessidades nos setores.

A análise é que o sucesso da implantação esteve na forma gradual de sua implantação e no treinamento desenvolvido, que contou com técnicos capacitados e uma estrutura adequada de um aluno por máquina em ambiente confortável e propício para o aprendizado.

Atualmente é proporcionado cursos de Linux, para assim podermos substituir e, paulatinamente, implantar o software livre em toda sua plenitude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *