A importância de um plano anual de comunicação para a Câmara Municipal

Foi capacitada a segunda turma pelo IGAM de Porto Alegre do Curso “Criando Plano de Comunicação Anual para Câmaras Municipais”. A atividade pedagógica é ministrada pelo jornalista Sergio Lerrer, especialista em comunicação pública e legislativa, também editor do Portal Pro Legislativo. Estiveram presentes no curso profissionais e vereadores de Câmaras Municipais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O núcleo de conteúdo do curso visa orientar os agentes públicos de Câmaras Municipais a usarem o potencial da comunicação como ferramenta de produtividade legislativa, interação com a sociedade e melhora na qualidade dos trabalhos.

Nos últimos anos ocorreu um certo desgaste dos legislativos como um todo, e em especial dos legislativos municipais. A Câmara Municipal ficou visada como um espaço de dúvidas sobre suas reais contribuições para a cidade e seu eventual custo-benefício. Esta pressão que poderia ser um elemento positivo tornou-se um fato negativo muito forte e em alguns casos gerando inclusive tensões locais.

O curso ensina aos participantes como idealizar e estruturar atividades e produção de conteúdo que envolva o cidadão, e coloque a Câmara Municipal na condição de ser mentora da democracia e formação de lideranças políticas locais.

Muitas vezes a produtividade legislativa está associada apenas à fiscalização das ações da Prefeitura ou à proposta de novas leis. No entanto,  nessa nova sociedade complexa e conectada, o legislativo precisa estar preparado para ser o melhor espaço de discussão dos rumos e planejamento de políticas públicas para o município, e ainda ser o polo de integração entre as medidas de âmbito nacional e locais.

A Câmara Municipal ao mesmo tempo segundo Sergio Lerrer, “precisa entender que sua produção legislativa não pode ficar confinada ao que ocorre nas sessões, no plenário ou ao prédio físico da casa.  Hoje a chamada “casa digital”, os espaços de site , redes sociais e outras iniciativas virtuais, são tão ou mais importantes”.

O curso está formando uma nova visão sobre a utilização da comunicação como meio de fazer a boa política, liderar e alinhar com tolerância e inteligência os interesses e desejos da cidade, através das rotinas do legislativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *